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Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

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Projeto Integrador

 O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública possui duas disciplinas entituladas Projeto Integrador I e II, e partem da busca de uma concepção e de uma postura metodológica que vise o envolvimento de professores e estudantes na promoção da interdisciplinaridade, da contextualização de saberes e da inter-relação entre teoria e prática.

Nessas disciplinas os estudantes e professores poderão fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, o que funcionará como um espaço interdisciplinar, com a finalidade de proporcionar, ao futuro tecnólogo, oportunidades de reflexão sobre a tomada de decisões mais adequadas à sua prática profissional, com base na integração dos conteúdos ministrados nas disciplinas.

O desenvolvimento dos projetos integradores almeja:

  • A elaboração e a apresentação um projeto de pesquisa numa perspectiva interdisciplinar, tendo como principal referência os conteúdos ministrados ao longo do(s) semestre(s) cursado(s);
  • O desenvolvimento de habilidades de relações interpessoais, de colaboração, de liderança, de comunicação, de respeito, de aprender a ouvir e ser ouvido – atitudes necessárias ao bom desenvolvimento de um trabalho em grupo;
  • A aquisição de uma atitude interdisciplinar, a fim de descobrir o sentido dos conteúdos estudados;
  • O desenvolvimento da capacidade de identificar e saber como aplicar o que está sendo estudado em sala de aula, na busca de soluções para os problemas que possam emergir; e 
  • O desenvolvimento da competência para pesquisa que ajude a construir uma atitude favorável à formação permanente e continuada, bem como incentivo a prosseguir os estudos em nível de pós-graduação.

Os projetos integradores do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública serão desenvolvidos no 4º e 5º semestres do curso e deverão ser iniciados e concluídos dentro do semestre letivo equivalente. Cada projeto integrador terá disciplinas vinculadas que deverão ser necessariamente cursadas concomitante ou anteriormente ao desenvolvimento do projeto.

Para cada projeto integrador previsto no curso está definida uma temática própria. Tendo isso em vista, o quadro a seguir apresenta as temáticas que serão desenvolvidas junto às disciplinas a elas vinculadas.

  • Planejamento Governamental;
  • Sistemas de Informação;
  • Instituições e Políticas Públicas.

Os Projetos Integradores a serem desenvolvidos têm por principal objetivo contribuir com a evolução dos serviços públicos, de modo a demonstrar alternativas de uso real da ciência e da tecnologia no Planejamento Público e nas tomadas de decisão, para que gradativamente a sociedade conte com qualidade, celeridade e, sobretudo, eficiência e eficácia no trato com a coisa pública.

Nos períodos de realização de projeto integrador, o estudante terá momentos em sala de aula, nos quais receberá orientações acerca da elaboração e momentos de desenvolvimento. Os projetos integradores deverão ser iniciados e concluídos dentro de um mesmo período letivo.

Durante o desenvolvimento do projeto, será designado um professor responsável pelo componente curricular, o qual atuará como coordenador para cada turma. Este docente será responsável por articular os professores orientadores e estudantes que estejam desenvolvendo projetos integradores. O atendimento do professor responsável pelo componente curricular se dará no horário de aula devidamente divulgado pela coordenação do curso.

Ao trabalhar com projeto integrador, os docentes se aperfeiçoarão como profissionais reflexivos e críticos e como pesquisadores em suas salas de aula, promovendo uma educação crítica comprometida com ideais éticos e políticos que contribuam no processo de humanização da sociedade. O corpo discente deverá participar da proposição do tema do projeto, bem como dos objetivos, das estratégias de investigação e das estratégias de apresentação e divulgação, que serão realizados pelo grupo, contando com a participação dos professores das disciplinas vinculadas ao projeto.

Para mais detalhes, acesse o PPC do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

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